Tudo sobre mezuzá

Ao afixar uma mezuzá (pdf)

Leis e costumes da mezuzá (vídeo)

Mezuzá e suas especificações (vídeo)

Tefilin, Mezuzá e Sefer Torá (áudio)

Tudo sobre mezuzá (site)

5 motivos para colocar uma mezuzá na sua casa 

1. Ter uma mezuzá casher é uma mitsvá

Uma mitsvá é uma oportunidade que D’us nos dá de nos conectar com ele. A tradução de mitsvá em aramaico é união. Quem de nós não gostaria de estar ligado ao nosso criador, colocar uma mezuza é uma das mais importantes coisas que um judeu pode fazer. O momento em que nos encontramos mais próximo de D’us é quando estamos cumprindo uma mitsvá.

2. Traga brachot para dentro da sua casa

Quando você coloca uma mezuzá casher em casa você está trazendo uma bênção e lembrando que ao entrar e ao sair de casa  D’us está nos protegendo, a todo instante. Para usar o benefício completo desta proteção é necessário que em todas as portas da casa que seja necessária haja uma mezuzá casher. Vale lembrar que todas as mezuzot devem ser checadas pelo menos uma vez a cada 3-4 anos, mas de preferência é bom checar anualmente no mês de Elul.

3. Educando as crianças

No mundo em que vivemos crianças são expostas a todos os tipos de culturas e muitas vezes acabam ficando sobrecarregadas com informação, quando suas portas tem mezuzot e as ensinamos que ao passar ao lado dela devemos beijá-la acabamos inconscientemente lembrando nossos pequenos diversas vezes por dia de sua religião.

4. Siga nossas tradições 

Nós judeus colocamos mezuzot em nossas portas por mais de 3000 anos, nossos ancestrais lutaram bravamente e muitos perderam suas vidas tentando defender nosso direito de praticar a Torá e mitsvot. Hoje em dia vivendo em um país onde podemos livremente praticar nossa crença temos o dever de cumpri-la. Se nossos ancestrais tivessem se assimilado hoje talvez nem iríamos praticar nossa religião.

5. Orgulhe-se de quem é 

Devemos nos orgulhar de ser judeus e da nossa vasta cultura. Mostre para aqueles que moram ao seu redor que ali mora um judeu orgulhoso de sua história! Quem sabe você não acaba encorajando outras pessoas que estavam inseguras a colocar suas mezuzot em suas portas.